Perguntas Frequentes

O estilo XP é simples: acreditamos que quem é bem assessorado cuida melhor dos seus investimentos.

Primeiros Passos

A XP Investimentos em geral

O que é a XP Investimentos?

A XP Investimentos é uma instituição financeira cuja principal atividade é a execução de ordens de compra e de vendas de ativos para seus clientes. Basicamente, a XP atua como intermediária entre o cliente e diversas outras instituições nas quais ele pode investir.

A XP Investimentos conta com autorização do Banco Central para operar, sendo supervisionada pelo próprio Banco Central do Brasil (BACEN) e pela Comissão de Valores Mobiliários, além de entidades autoreguladoras, como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA.

Qual a diferença entre investir através da XP Investimentos e investir através do banco?

Ao buscar investimentos no banco, normalmente são oferecidos apenas produtos do próprio banco, que nem sempre possuem boa rentabilidade e baixo custo. A XP Investimentos disponibiliza para seus clientes produtos de diversas instituições financeiras, muitos deles com custos baixíssimos e com rentabilidades maiores do que as que você encontraria investindo apenas em seu banco.

Quer saber mais? Em nossa área para clientes você pode visualizar todos os produtos disponíveis para investir. Para acessar, é só abrir sua conta online e gratuita.

Investir com a XP Investimentos é mais arriscado do que investir com o banco?

Não. A XP atua apenas como intermediária e não retem o dinheiro investido pelos clientes. O risco assumido pelo investidor refere-se ao emissor ou ao produto no qual ele investiu, da mesma forma que em um investimento através do banco.

Cliente investe através da XP Investimentos no CDB do Banco Z. O dinheiro então será repassado pela XP Investimentos ao Banco Z, que irá administrá-lo. Ao final do prazo do investimento, o dinheiro acrescido da rentabilidade é disponibilizado na plataforma XP para o cliente.

A XP Investimentos pode substituir o meu banco?

Para investimentos, sim. No entanto, existem outras funções financeiras que não podem ser desempenhadas pela XP, como a emissão de crédito e a manutenção de conta corrente para recebimento de salário, por exemplo.

Como a XP Investimentos ganha dinheiro?

A XP ganha dinheiro através de uma taxa, chamada de corretagem, sobre:
- Renda variável – é cobrada nas operações de compra e venda
- Renda fixa – é cobrada na forma de um percentual dos rendimentos dos títulos, como uma comissão por comercializá-los

É importante notar que a XP Investimentos:
- Não cobra taxas de abertura e manutenção de contas, nem taxas de custódia de investimentos. Confira nossos custos operacionais aqui.
- As rentabilidades dos produtos apresentadas na nossa área de clientes já levam em conta a corretagem; ao investir em renda fixa com a XP, você receberá integralmente a rentabilidade que aparece em nossa plataforma.

Por que eu deveria ter uma conta na XP Investimentos?

A XP Investimentos oferece a seus clientes uma grande variedade de investimentos, muitos deles a custo zero. Ideal para quem busca rentabilidades maiores do que nos grandes bancos ou simplesmente gostaria de diversificar suas aplicações. Tudo isso aliado à solidez de uma das maiores especialistas em investimentos do Brasil.

A XP Investimentos é apenas para quem quer investir em ações?

Não. Apesar de também trabalhar com investimentos na bolsa de valores, a XP Investimentos oferece opções para todos os perfis de investidor, seja em renda fixa ou em renda variável.

Começando a Investir

Qual é o passo a passo para investir com a XP Investimentos?

O primeiro passo é abrir sua conta gratuita. Quer saber mais? Clique aqui.

O segundo passo é transferir recursos da sua conta do banco para sua conta na XP. A transferência pode ser feita através de TED ou DOC. Quer saber mais? Clique aqui.

Por fim, basta acessar nossa área de clientes no site, escolher o investimento desejado e fazer a aplicação. O processo é 100% online e seguro.

Caso tenha dúvidas, você pode contar com o apoio de nossa central de atendimento e de seu assessor de investimentos.

Existe um valor mínimo de investimento na XP Investimentos?

A partir de R$ 30, você já pode investir no Tesouro Direto pela XP.

Tenho uma quantia X para investir. Qual o melhor investimento?

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso entender melhor seu perfil de investidor: quais são os seus objetivos financeiros, o quanto você tem disponível para investir e o quanto está disposto a assumir de risco.

Apenas com essas informações disponíveis, é possível fazer alguma recomendação. Caso deseje, um assessor de investimentos é o profissional que pode te auxiliar nesse processo. A XP oferece assessoria para clientes com investimentos a partir de R$50 mil. Saiba mais.

Quer saber mais? Acesse nossa assessoria virtual e simule um portfólio de investimentos personalizado para você.

Onde posso encontrar relatórios e análises de mercado feitos pela XP Investimentos?

A XP Investimentos disponibiliza uma série de relatórios e análises diversas para clientes. Para acessá-los, basta abrir sua conta gratuita.

Para relatórios sobre o mercado de renda variável, acesse também a nossa Arena do Investidor.

Onde eu posso visualizar os produtos disponíveis para investimento?

Renda Fixa
- Os produtos disponíveis estão na área de clientes da XP, através do seguinte link
- Visite também o Comparador de Renda Fixa.

Fundos de investimento
- Acesse a lista completa de fundos disponíveis para investir clicando aqui.

Fundos imobiliários
- Os fundos estão todos listados no site da BM&FBOVESPA e podem ser acessados aqui

Renda Variável
- O cliente XP tem acesso a todos os produtos negociados na na B3 – Brasil, Bolsa e Balcão, através das plataformas de operação.
- Para conferir as plataformas disponíveis, clique aqui.

COE
- Os COEs disponíveis podem ser visualizados na nossa página de COE clicando aqui

Previdência
- Para visualizar os planos de previdência disponíveis, entre em contato com seu assessor de investimentos ou com nossa central de atendimento. Os produtos de seguros e previdência do Grupo XP são comercializados pela XP Corretora de Seguros Ltda., com código SUSEP n° 10062846-8.

Como eu posso fazer uma aplicação nos produtos disponíveis para investimento?

Renda fixa / Fundos / Ofertas públicas
- O primeiro passo é abrir sua conta gratuita. Quer saber mais? Clique aqui.
- Transfira recursos da sua conta do banco para sua conta na XP. A transferência pode ser feita através de TED ou DOC. Quer saber mais? Clique aqui.
- Por fim, a aplicação deve ser feita por meio da nossa área interna de clientes. Basta escolher a categoria de investimentos desejada no menu superior, escolher o produto, clicar em aplicar e seguir as instruções.

Renda Variável
- O primeiro passo é abrir sua conta gratuita. Quer saber mais? Clique aqui.
- Transfira recursos da sua conta do banco para sua conta na XP. A transferência pode ser feita através de TED ou DOC. Quer saber mais? Clique aqui.
- Por fim, a aplicação deve ser feita através do nosso Home Broker ou da plataforma pela qual se está operando.

Previdência
- O primeiro passo é abrir sua conta gratuita. Quer saber mais? Clique aqui.
- Transfira recursos da sua conta do banco para sua conta na XP. A transferência pode ser feita através de TED ou DOC. Quer saber mais? Clique aqui.
- Entre em contato com seu assessor de investimentos ou com nossa central de atendimento para dar continuidade ao processo.

Abra sua conta