Perguntas Frequentes

O estilo XP é simples: acreditamos que quem é bem assessorado cuida melhor dos seus investimentos.

Custos

Conta XP

Existem custos para abrir uma conta ou manter uma conta aberta na XP Investimentos?

Não. A abertura é sempre gratuita, assim como a manutenção de uma conta com saldo 0 ou superior. Caso o saldo na conta esteja negativo, é cobrada uma taxa que varia de acordo com o valor devido até que o débito seja regularizado. Saiba mais em nossa página de custos operacionais.

Como a XP Investimentos ganha dinheiro se não cobra taxas na maior parte dos investimentos?

A XP ganha dinheiro através de uma taxa, chamada de corretagem, sobre:
- Renda variável – é cobrada nas operações de compra e venda
- Renda fixa – é cobrada na forma de um percentual dos rendimentos dos títulos, como uma comissão por comercializá-los.

É importante notar que a XP Investimentos:
- Não cobra taxas de abertura e manutenção de contas, nem taxas de custódia de investimentos. Confira nossos custos operacionais aqui.
- As rentabilidades dos produtos apresentadas na nossa área de clientes já levam em conta a corretagem; ao investir em renda fixa com a XP, você receberá integralmente a rentabilidade líquida que aparece em nossa plataforma.

Renda Fixa

• Quais são os custos para investir em Renda Fixa (CDB/ LCI / LCA / Outros)?

A XP possui Taxa 0 para Renda Fixa. Isso significa que não cobramos nada sobre os investimentos de Renda Fixa de nossos clientes, isto é LCI, LCA, CDB e outros produtos são totalmente isentos de qualquer tipo de cobrança por parte da XP. Apesar disso, é importante notar que entidades externas (como a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão) podem cobrar taxas sobre alguns tipos de investimento. Para saber mais visite nossa página de custos operacionais.

Renda Variável

Quais são os custos para investir em Renda Variável (Ações, Opções, Outros)

A XP possui Taxa 0 para custódia de renda variável. É cobrado uma taxa, chamado de corretagem, para a realização de operações. Para conferir os valores, visite nossa página de custos operacionais.

A XP oferece gratuitamente plataformas para o investimento em bolsa. Caso deseje, o cliente pode fazer a contratação de uma plataforma externa paga. Para conferir as plataformas disponíveis, clique aqui.

Fundos de Investimento

Quais são os custos para investir em Fundos de Investimento?

A XP não cobra taxas sobre esse tipo de investimento. Os fundos, no entanto, podem cobrar uma taxa de administração e uma taxa de performance. Para saber mais detalhes, consulte o regulamento de cada fundo antes de investir.

Quer saber mais? Visite nossa página de custos operacionais.

Quais são os custos para investir em Fundos Imobiliários?

A XP Investimentos cobra apenas uma taxa de corretagem, não cobrando nenhuma taxa de manutenção. Os fundos, no entanto, cobram uma taxa de administração e, em alguns casos, uma taxa de performance. Para saber mais detalhes, consulte o regulamento de cada fundo.

Previdência

Quais são os custos para investir em Previdência Privada?

Taxa de administração – cobrada como um percentual do valor investido para cobrir a gestão do fundo de investimento.

Taxas de carregamento (entrada e saída) – atualmente não são cobradas pela XPCS. São taxas incidentes sobre as contribuições periódicas ao plano, que podem ser cobradas tanto no momento do aporte (entrada) quanto no momento do resgate (saída).

Abra sua conta